VIVAVOZ - UDESC

Dias 12, 14, 16, 19, 21, 23 de junho de 2013 no Palácio Cruz e Sousa, Florianópolis – SC

Coro e Orquestra Acadêmica da UDESC - Programa de Extensão VivaVoz

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

SOLISTAS



VIOLETTA VALERY: Alicia Cupani

ALFREDO GERMONT: Thompson Magalhães

GIORGIO GERMONT: Schäfer Júnior

ANNINA / FLORA: Barbara Biscaro




CURRÍCULOS



ALICIA CUPANI - Soprano / Coordenação Geral

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/ 2006), Especialista em Educação Musical (EMBAP/ 2001) e Licenciada em Música (UDESC/ 1999). Desde 2008 é professora titular de Canto na Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o Programa de Extensão VivaVoz, que promove diversas ações para a difusão do ensino e performance do canto. 
Paralelo as atividades docentes, dedica-se a carreira artística como soprano, atuando como solista em diversos concertos (Messias, Missa da Coroação, Exultate Jubilate, Magnificat, entre outros), óperas (A Flauta Mágica, O Empresário, La Serva Padrona, Elisir do Amor, entre outras), e música de câmara. Iniciou seus estudos de canto com Rute Gebler, e aperfeiçoou-se em canto lírico com Neyde Thomas (Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Curitiba), e Liborio Simonella (Buenos Aires, Argentina). Integrou diversos grupos incluindo o Coro Sinfônico de Paris, França (1994-95).
Participou como solista da montagem de musicais catarinenses, como o "Auto da Estrela Guia", e "Imaginária Ilha Catarina", encenado também em Lisboa, a convite da Expo 98. Em 2005, foi convidada para atuar no papel principal do curta metragem "Um rei chamado Henrique" (RBS/TV) - a cantora lírica Gabriela Besanzoni - gravando também a trilha sonora.
Em 2009, recebeu o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura, pelo recital "Imagens de Ópera", espetáculo lírico com concepção e texto de sua autoria, com diversas apresentações incluindo a Turnée Estadual a convite do SESC, em 2012.
A criação de oportunidades e espaços de aprendizado, a interdisciplinaridade e a renovação de linguagens, aliados à busca de qualidade pedagógica e artística, são temas que se entrelaçam em seus projetos.




THOMPSON MAGALHÃES - Tenor


Graduado em música pela UFMT, iniciou seus estudos de música ao piano, e no meio vocal com o Coral Universitário da UFMT, sob a regência do Maestro Vilson Gavaldão de Oliveira (URGS).  Atuou em vários corais desempenhando as funções de coralista, preparador vocal, ensaiador de naipes, regente assistente, além de direção e produção de espetáculos.
Estudou técnica vocal com Noeme Busto Gama (MT), Gisa Volkmann (RS), Ângela Barra (GO) e Helen Luce Campos (MT), além de participações em cursos e festivais de música. Atuou como solista (tenor) do Coral Universitário em vários concertos, e também com a Orquestra Sinfônica da UFMT – Misa Criolla (Ariel Ramirez), Fantasia Coral (Beethoven), Sanctuary of the Heart (Albert Ketèlbey).
No Estado de Santa Catarina, participou de vários eventos musicais com Elisabeth Cantelli (BelloCanto), Projeto VivaVoz da UDESC (O Fantasma da Ópera), com Rogério Guilherme de Oliveira (Recortes da Broadway), Prática de Ópera/Camerata Florianópolis em ‘Cendrillon’ sob direção e coordenação de Cláudia Ondrusek e Carla Domigues,além dos Recitais da Série Domínio Público da soprano Cláudia Todorov com quem desenvolve repertório operístico e acompanhamento técnico.
Atualmente se prepara para interpretar Alfredo da ópera “La Traviata” de G. Verdi, ao lado da soprano Alicia Cupani (Violeta) e do barítono Schaefer Jr. (Germont), montagem e produção do Projeto VivaVoz da UDESC sob direção de Sulanger Bavaresco e Bárbara Biscaro.




SCHÄFFER JÚNIOR - Barítono


Figura entre os mais expressivos valores da arte vocal catarinense. Estudou teoria musical e regência com Hélio Teixeira da Rosa. Iniciou estudo de piano com a professora Leila Mendança Peagel, tendo continuado com a pianista Marília Cardoso Green.
Aperfeiçoou-se em canto com os professores Terezinha Simas Aguiar e Rute Gebler (Florianópolis), Marília Siegl (São Paulo), Alexandre Trik (Rio de Janeiro), Lucia Passos (Porto Alegre) e Neyde Thomas e Rio Novelo (Curitiba).
Participou dos espetáculos Vozes da Primavera (Estúdio Vozes, 1993-1998), interpretou Conde Danilo (Die Lustige Witwe, Franz Lehár), Papageno (Die Zauberflöte, Wolfgang Amadeus Mozart). Em 2000, a convite da Pró-Música de Florianópolis estreou na ópera La Traviata e em 2002 Madame Butterfly. Desde 1998 a convite do maestro José Nilo Valle tem realizado concertos com a OSSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina) na capital e por mais de 160 minicípios somando mais de 200 concertos com solista.
Participou como solista do Polyphonia Khoros em turnê estadual. Foi Presidente do clube da Ópera de Florianópolis. Obteve reconhecimento da importante revista espanhola (Opera Actual de Barcelona) por suas brilhantes performances em Ópera.




BARBARA BISCARO - Soprano / Direção Cênica


Graduada em Artes Cênicas pela UDESC e doutoranda em teatro no Programa de Pós Graduação em Teatro da mesma universidade. Cantora e atriz, também é preparadora corporal e vocal de atores e cantores e ministra continuamente oficinas em diversas cidade de Santa Catarina, trabalhando com grupos teatrais e estudantes de teatro e música. Foi integrante da Andras Cia. De Dança-Teatro, com direção artística de Milton de Andrade, participando de espetáculos da companhia como Quixote (2005) e Butterfly (2006). 
Desde 2006 faz continuamente intercâmbios com artistas e grupos teatrais da Itália com o objetivo de aprimorar sua formação, ministrando oficinas sobre sua pesquisa teatral na cidade de Imola, junto ao T.I.L.T. - Trasgressivo Imola Laboratorio Teatrale. Realiza continuamente oficinas para aprimoramento de sua formação, com artistas como Sabine Uitz (Itália), Luis Louis (Brasil), Helen Chadwick (Inglaterra), Lucas Espinoza (Bolívia), Denise Namura (França/Brasil), entre outros. Atualmente estuda canto com a soprano Samira Hassan, tendo feito aulas sistematicamente desde 1999 com cantoras como Elaine Boniolo e Claudineia Crascêncio. 
Juntamente com outras artistas de Florianópolis, é criadora e organizadora do projeto Vértice Brasil, um encontro e festival teatral que já teve edições em 2008, 2010 e 2012 ligado à rede internacional de mulheres de teatro The Magdalena Project. Trabalha em parceria com a Cia. Experimentus Teatrais, de Itajaí/SC, tendo dirigido o espetáculo solo Luisa (2010) com a atriz Sandra Knoll. 
Seus espetáculos solos, que pesquisam a palavra cantada e o movimento em cena são Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar (2006) e A Menina Boba (2010/2012), este tendo sido apresentado em diversas cidades da Itália e também no País de Gales como espetáculo convidado da Aberystwyth University. No ano de 2012, em parceria com o projeto VivaVoz, da professora Alícia Cupani, realizou a direção cênica de uma adaptação do musical O Fantasma da Ópera.